Fala a verdade, quando a Netflix lança um filme e muita gente começa a falar bem dele, a gente já se anima porque provavelmente o filme é bom, não é mesmo? E esse é o caso de 'Caranguejo Negro' da Netflix, que me deixou com uma expectativa boa pra ele, mas será que o filme é tudo isso o que dizem?

'Caranguejo Negro' é um filme que está classificado como de ação e suspense, mas que pra mim é mais ação do que outra coisa. Ele vai acompanhar uma militar que em meio a uma guerra, é separada da filha e agora ela precisa cumprir uma missão extremamente arriscada e difícil de transportar um material secreto se ela quiser ter a esperança de rever sua filha e acabar com a guerra. Ah, e eles vão ter que fazer tudo isso, atravessando uma superfície congelada.


Um detalhe curioso sobre essa história é que eu só soube que a mulher era de fato uma militar porque eu li a sinopse antes de ver o filme, se eu tivesse só ido lá na Netflix e dado o play, ia ficar bem confuso de entender como a protagonista foi parar no meio daqueles soldados porque o não explica isso para nós. O filme começa com ela no carro com a filha, tentando fugir e depois que elas são separadas, a mulher simplesmente aparece no meio dos militares já indo cumprir a missão do filme. Logo de cara eu achei isso estranho, mas imaginei que esses detalhes iriam ser explicados no decorrer da história, mas não foi. Outra coisa que não é explicada no filme é a guerra em si, a história já começa no meio do conflito e a gente nunca fica sabendo o motivo dele existir, só sabemos que é uma guerra. Mas diferente da questão sobre a Caroline, que é a protagonista, não achei que isso foi um problema.

Então depois de estabelecida a premissa do filme, nós embarcamos nessa jornada junto com a Caroline e outros militares. E como já era esperado de um filme de ação e sobre uma guerra, vão ocorrer vários momentos de embate com os inimigos e muitas baixas ao longo desse caminho, ou seja, nada muito diferente do que você vai encontrar em qualquer outro filme do gênero. O que não é necessariamente um problema, desde que seja bem feito e consiga entreter. No caso de Caranguejo Negro, pessoalmente achei que algumas coisas podem ter sido meio irreais pra situação, como eles usarem roupas pretas no meio do gelo e da neve. Não faz muito sentido, já que o intuito é você se camuflar e não ser visto. E no caso deles, era muito fácil o inimigo avistá-los naquelas condições. Também achei irreal demais o helicóptero só ter dado uns tiros e ter ido embora na ocasião em que eles são encontrados no meio do gelo, o inimigo fácil demais. Com exceção disso, o filme na maioria do tempo até que cumpre bem com as convenções de um filme de ação e guerra, mas é só isso, não há aqui nada surpreendente.

Por outro lado, o filme tem uma fotografia até bonita em certos momentos e a produção do dele de forma geral está bem feita, a ambientação nessa paisagem fria e vazia na maioria dos momentos, ficou boa e eu gostei da atriz que é a protagonista, acho que ela fez um bom trabalho.

E sobre o desfecho da história, para mim, ele segue o mesmo rumo que o resto do filme, sem nada surpreendente, mas feito de um jeito ok. Eu fiquei com a impressão de que o altruísmo da Caroline não foi exatamente altruísmo, pra dizer a verdade, achei a atitude da protagonista bem hipócrita no final.  Bom, como já era de se esperar, eles descobriram o que havia na carga secreta que eles estavam transportando, e era nada mais nada menos do que uma arma biológica. E mesmo diante disso, a Caroline quis continuar a missão até o final mesmo que os seus companheiros tenham questionado isso.

E no final das contas ela só queria saber de salvar a filha e não estava nem aí pra quem ia morrer ou não com a arma biológica. E tudo bem, é compreensível ela ter o instinto materno de querer rever a filha, mas para mim o heroísmo dela no final foi tudo menos altruísmo porque ela não se importava de verdade com quem ia morrer ou não. Além disso, apesar do sacrifício dela, nada garante que de fato ela conseguiu eliminar o vírus, vai que ele era resistente e de repente ela só fez o favor de espalhar mais rápido a contaminação? Não tinha como saber se aquilo ia dar certo ou não.

E como eu disse antes, foi um final ok, mas nada além disso. Então para resumir, Caranguejo Negro é um filme de ação que cumpre as convenções de gênero, mas não faz nada além disso. E para um filme que está sendo altamente elogiado por muita gente, eu confesso que esperava mais.

ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO SOBRE O EPISÓDIO NO CANAL 'INGRESSO VIP':