Uma opção interessante de terror psicológico para os amantes do gênero.

Longa de estreia do diretor britânico Zu Quirke, Nocturne (2020) é um dos filmes da antologia de terror: Welcome to the Blumhouse que têm acontecido anualmente em época de Hallowen na Amazon Prime em parceria com a produtora Blumhouse (mesma dos filmes: Corra!; Nós; Vidro; Atividade paranormal - títulos em português). 

 

A trama gira em torno da relação com a música clássica de duas irmãs gemeas: Vivian (Madison Iseman) e Juliet (Sydney Sweeney). Os contrapontos são claros. Juliet é introvertida e tímida; Vivian, extrovertida e desinibida. A aparência de Juliet é mais “comportada” com roupas simples, modestas e comumente claras, seus cabelos são muito bem penteados e na maior parte do tempo ficam presos; enquanto as roupas de Vivian são comumente de tonalidades escuras, ela não vê problema algum em usar decotes e seus cabelos em geral ficam bem desgrenhados em algumas cenas. 

Porém a maior diferença entre as irmãs está no talento musical (ou no reconhecimento do mesmo). Vivian possui um histórico de destaque na academia da música, enquanto Juliet não se vê sendo reconhecida como uma grande musicista, apesar de todos os seus esforços desde criança.


Noturno (título em português) pode ir pra lista de filmes de terror psicológico cujo enredo aborda toda a grande pressão e os sacrifícios que artistas acabam se submetendo para alcançar sucesso em suas carreiras. Longas como: Wiplash, Suspiria e Cisnei Negro são bons títulos de exemplo. Enquanto assistia a Noturno, dois títulos vieram em minha meste: Amadeus (1984) e Cisnei Negro (2010). Juliet nutri certa obcessão e inveja da irmã e, assim como Saliere em relação a Mozart no longa Amadeus, não entende como não recebe os mesmos elogios e a mesma admiração que Vivian recebe. Tomada pela inveja,Juliet começa a desejar tomar o lugar da irmã em tudo o que pode, para assim provar que é tão boa quanto ou até melhor do que ela. 

A semelhança com Cisnei Negro é notória: Juliet (que é a grande protagonista do filme) tem que lidar com problemas psicológicos (toma remédios para a ansiedade) ao mesmo tempo que tenta chegar no seu auge, obetendo o lugar de destaque na apresentação mais importante do ano do conservatório. E, para isso, ela tem que competir com alguém que (apesar de semelhante fisicamente) é completamente diferente dela. Em toda a narrativa nos questionamos se estamos assistindo a um colapso nervoso em meio a alucinações da personagem ou se a realidade realmente possui alguma influência sinistra.




Noturno mistura terror psicológico com sobrenatural quando acrescenta a possibilidade de um pacto com o diabo para a obtenção do sucesso. Mas se isso realmente aconteceu, fica a cargo do espectador decidir - o final da trama oferece diversas interpretações. 

O longa possui alguns momentos específicos de diálogos interessantes que trazem ao espectador visões diferentes acerca da vida de alguém que se dedica à música. Alguns acham que vale tudo para alcançar o estrelato, outros acreditam que há pessoas que nasceram com um dom especial para tal, enquanto a maioria deve se contentar com papéis de menor destaque, porém igualmente importantes. O tema sacrifício é abordado de maneira recorrente, e tudo sempre em prol da vida da arte em questão. 


Em geral, Noturno é um bom filme de terror psicológico. Não é muito genial nem inovador em seu enredo, mas satisfaz a procura do espectador que genuinamente gosta do gênero.