Alrawabi teve um final completamente inesperado e que mudou completamente a minha opinião sobre as personagens da série. Diante disso vale o questionamento: E se a série enganou a gente o tempo todo e a verdadeira vilã não fosse a Layan e sim a Mariam ou até mesmo as duas?
Então pessoal, Alrawabi foi uma série que me surpreendeu completamente, principalmente com o final chocante que teve e se você não sabe de que série eu estou falando ou quiser mais detalhes sobre ela, eu já fiz 1 vídeo no canal do YouTube falando sobre o que eu achei dessa minissérie da Jordânia, CLIQUE AQUI para ver o vídeo depois. Aqui nós vamos falar com mais calma sobre um dos principais pontos que a série aborda, que é a gente descobrir, a final de contas quem é a real vilã dessa história toda?
A resposta para essa pergunta parece óbvia, mas antes de dar uma resposta rápida, eu acredito que vale a pena a gente refletir um pouco mais sobre isso, principalmente se você já terminou a série. E isso porque AlRawabi foge do convencional mostrando bem mais do que personagens rasas e genéricas. E se a gente parar para analisar sobre tudo o que aconteceu a gente vai perceber que essa aqui é mais do que uma história sobre uma vilã e uma mocinha, e sim a história de duas vilãs. Calma que eu vou explicar o porquê disso.
A série aos poucos vai invertendo os papéis da Layan e da Mariam justamente para fazer a gente refletir sobre quem de fato está errada nessa história toda. Devagar nós vamos descobrindo um pouco mais sobre a mente arrasada e perturbada da Mariam assim como vamos mergulhar um pouco mais no "mundo" da Layan e vendo que ela tem um lado mais humano, apesar de eu achar que a série poderia ter explorado isso um pouco melhor. Então, a Layan ser considerada como vilã é algo bastante óbvio, desde o início ela foi extremamente cruel e em nenhum momento ela se importou com as consequências do que poderia acontecer com a Mariam. Uma coisa é ela atormentar a vida da menina implicando com a aparência dela e outra completamente diferente bater na menina e deixar ela desacordada no chão.
Além de todas as outras atitudes que ela teve, sendo dissimulada, manipuladora e mentindo sobre o que aconteceu no banheiro. Ela até poderia ficar calada sobre o espancamento pra não se comprometer, mas daí inventar que a Mariam assediou ela foi muito baixo e cruel demais. E para piorar a situação, ainda expôs para a escola inteira detalhes íntimos e delicados do diário da menina. Bom, sem dúvida nenhuma essas são as atitudes de uma vilã, mas a Layan não está sozinha nessa história. Essa linha tênue entre ser a vítima e passar a ser a pessoa que também comete atrocidades começa a ser quebrada pela Mariam depois da moça passar pelo "inferno" nas mãos da Layan. A garota vai começar a mostrar que também tem um lado sombrio. Aos poucos a gente percebe que vingança dela não é uma simples revanche, e devagar A Mariam vai tomando gosto por atormentar a Layan e as suas amigas até chegar nas últimas consequências.
Para mim a primeira atitude que começa a revelar a Mariam como vilã é quando ela expõe a foto dessa amiga da Layan, a Ruqayya. A reputação da menina acabou depois daquilo, e ela praticamente foi tratada como prostituta por todo mundo da escola e principalmente pela família. O que é bem pesado, principalmente no contexto da cultura deles. A gente consegue ver a expressão de satisfação da Mariam quando ela percebe que o plano deu certo. Outro comportamento que revela esse lado mais "vilanesco" da Mariam é que chega num ponto de egoísmo onde parece que ela não está mais nem aí para as amigas, ela só queria saber de concretizar a vingança. Parecendo que o mundo girava em torno dela, além de tomar decisões envolvendo as amigas sem nem perguntar se elas queriam ou não fazer aquilo. E até mesmo quando as amigas tentaram alertar sobre as consequências das atitudes dela ela só ignorou.
E por fim, o ato mais grave de todos e definitivo da Mariam como vilã é ela ter levado essa vingança às últimas consequências, fazendo com que a Layan morresse no final da série. A Mariam sabia o que aconteceria com a menina porque ela conhece o contexto cultural de onde vive e sabe que o resultado daquilo seria algo grave. E pra piorar tudo, ela teve a oportunidade de voltar atrás, mas ainda assim preferiu ir até o fim. Isso é mais do que prova de que ela se tornou uma vilã ao longo da série, a final de contas, a clássica mocinha não escolheria a vingança ao invés de suas amigas e teria desistido e talvez até perdoado a Layan fez com ela, o que não foi o caso aqui.
O que para mim torna essa história bem mais interessante porque mostra que qualquer um de nós poderia estar no lugar de qualquer uma ali, seja da Layan ou da Mariam. E por mais que a maioria das pessoas se identifique como a vítima e não o agressor, um sentimento de raiva mal administrado pode levar uma pessoa a cometer atrocidades tanto quanto qualquer vilão, assim como a Mariam fez.
0 Comments
Postar um comentário