Alrawabi School For Girls teve um final chocante e a pergunta que não quer calar é: Layan morreu ou não no final da 1ª temporada da série? Vamos juntos tentar desvendar esse mistério.


layan na última cena da série alrawabi school for girls


Como Terminou a 1ª Temporada?

Alrawabi School For Girls segue a trama de alunas do ensino médio de uma prestigiada escola só para garotas. Cansadas do bullying que sofrem de Layan e suas amigas populares, Mariam e outras duas garotas decidem elaborar um plano de vingança para acabar de uma vez por todas com a violência que sofrem na escola.



Após a "montanha russa" de emoções da 1ª temporada, o último episódio chocou a maioria do público ocidental, isso porque muitos ainda desconhecem a realidade cultural dos crimes de honra retratada pela série jordaniana. E o que para muitos pode parecer algo inédito, infelizmente é mais comum do que imaginamos em certos países e culturas.


Layan e seu namorado na série alrawabi school for girls




Na série, logo após Mariam concretizar seu último ato de vingança, Layan encontra-se em uma situação difícil após ter sido flagrada na casa de seu namorado por seu irmão. O que para muitos pode parecer algo comum ou até mesmo ingênuo, já que Layan e seu namorado estavam apenas conversando, para o irmão da jovem foi motivo suficiente para caracterizar desonra para sua família. Indignado com a situação, o irmão de Layan decide lavar a honra de sua família cometendo um crime de honra, ou seja, atirando em sua própria irmã.


Layan Morreu ou Não?





Diante de tal situação, de uma forma bem engenhosa e sugestiva, ao invés de mostrar claramente se Layan foi atingida pelo tiro e se a moça morreu, a série mostrou apenas a imagem do uniforma da jovem do lado de fora da casa, deixando uma atmosfera ambígua sobre o destino da moça.





Sendo assim, nos resta levantar algumas hipóteses sobre o que de fato aconteceu com Layan. Para isso, precisamos ter em mente alguns fatores. O primeiro deles, é que inicialmente a série foi planejada para ter apenas uma temporada, mas devido ao sucesso, acabou ganhando uma sequência.



A segunda coisa importante para lembrar é o contexto cultural da série e a mensagem que a mesma tem como foco. Ou seja, a realidade nua e crua de muitas mulheres nessa cultura é que diante dessa circunstância, o final delas costuma ser trágico. 






Sendo assim, a série buscou trazer ao seu público uma mensagem de alerta a respeito das consequências do bullying e da violência contra a mulher. E se a intenção da série foi de fato chamar a atenção do público em apenas 6 episódios, a probabilidade de Layan ter sobrevivido seria bem pequena. E esse seria o desfecho ideal para uma série limitada.



Porém, também é preciso lembrar que a série foi renovada e com isso, as chances de termos Layan de volta podem ser maiores. Isso porque a personagem conseguiu o feito de despertar sentimentos ambíguos no público, tanto para o bem, quando salvou Noaf, quanto para o mal, quando maltratou Mariam. Logo, a presença de Layan na 2ª temporada pode ser o ingrediente que o público precisa, seja qual for o caminho que a série planeja seguir daqui para frente.







Essa possibilidade, alimenta as esperanças daqueles que desejam ver novamente a personagem na tela. Ainda assim, não podemos afirmar qual será a decisão de Tima Shomali (criadora da série) em relação ao destino de Layan, mas certamente teremos essa resposta assim que a 2ª temporada estrear na Netflix.