Alicia Clark olhando para a praia no episódio 15 da 7ª temporada da série Fear The Walking Dead

Alicia se despediu de Fear The Walking Dead no melancólico episódio 15 da 7ª temporada.


Eu não sei o que vocês acharam do arco da Alicia nessa temporada de Fear The Walking Dead, mas eu achei bem entediante a forma como a trajetória dela se desenvolveu. Praticamente tudo se resumiu a ela tendo febre, a passar pelo constante dilema, se ela vai morrer ou não, se o Padre existe. Então a trajetória dela acabou sendo basicamente um looping infinito e por sinal bem desinteressante.


O episódio basicamente vai seguir essa mesma fórmula de febre, delírios e vai ser uma grande metáfora sobre a Alicia não deixar morrer a parte nela que quer ajudar fazer a coisa certa e ajudar as pessoas, mesmo que essa pessoa seja o Victor, falando de forma mais específica. Para isso, ela vai acabar tendo alguns delírios e vai começar a ver uma menina que guia ela até a torre, até ela descobrir que essa garotinha é como se fosse uma versão mais pura e inocente dela própria.

Quando a Alicia descobre que a intenção era salvar o Strand, nós temos um momento de diálogo expositivo entre ela e a versão mais jovem, falando sobre a importância de ela tomar a atitude correta independente do que o Victor fez, fazendo alusão ao que disse antes, sobre ela manter os seus valores e fazer o que é correto.

A mensagem por trás do episódio foi até bonita, eu achei legal haver uma ênfase sobre as suas atitudes mostrarem quem você é e não o que os outros merecem. Num mundo onde parece que tudo está de cabeça para baixo é interessante uma série tentar enfatizar uma mensagem desse tipo. Isso foi algo que eu gostei.


Porém, nós já tivemos vários episódios como esse em Fear, na série principal também, e narrativamente falando, eu não gosto da forma como a franquia desenvolve esses episódios mais filosóficos e focados em um único personagem porque normalmente são episódios mais entediantes e eles dificilmente conseguem construir uma metáfora ou uma alegoria sem fazer parecer que falta parafuso na cabeça desses personagens.

Foi assim no episódio da Grace, o próprio Morgan já protagonizou tanto em Fear quanto na série principal episódios assim e eu não gostei de nenhum deles. E como esse episódio de despedida da Alicia segue o mesmo ritmo, ele não me agradou muito.

E falando na despedida da personagem, depois de resolver salvar o Strand, a Alicia resolve ficar para tentar avisar as pessoas que não é mais seguro ir para a torre. Enquanto isso, todos os outros, inclusive o Victor, atravessam o lago na tentativa de fugir dali e encontrar um lugar seguro.

Alicia Clark deitada na praia olhando para um passarinho na série fear the walking dead

No geral foi um episódio bastante melancólico, eu diria até triste, mais triste do que a despedida da Althea por exemplo, tanto pelo fato da Alicia ser uma personagem querida quanto pela própria atmosfera do episódio. No final de tudo a Alicia vai embora e nós ficamos sem saber a real origem da febre misteriosa. A Alicia continua achando que foi resultado da mordida, mas como eu já falei, para mim isso só faz sentido se ela for imune ou se a capacidade de infecção do vírus estiver enfraquecendo, porque já faz muito tempo que ela está assim.

De todo modo, como eu havia cogitado que poderia acontecer , ela deixa a série viva e isso foi a única coisa que me deixou feliz nesse episódio. E já que ela não morreu e isso deixa em nós uma pontinha de esperança de quem sabe, em planos futuros da franquia, a personagem possa voltar. Nada é impossível, principalmente levando em consideração que a Madison vai retornar, por que não a Alicia também?

ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO SOBRE A SÉRIE NO CANAL 'INGRESSO VIP':